SECRETARIA DA CULTURA ANUNCIA LICITAÇÕES PARA O PAC DAS CIDADES HISTÓRICAS

Foram publicados os editais de licitação dos projetos de restauração do Museu Julio de Castilhos, Museu Hipólito José da Costa, MARGS e Memorial do RS pelo PAC Cidades Históricas.  A licitação visa à contratação de serviços de projetos de arquitetura e de engenharia. Os prazos para apresentação das propostas vão de 10 a 12 de novembro de 2014. Os recursos para a contratação dos projetos são do governo federal repassados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado provenientes do PAC Cidades Históricas

Mírian Sartori Rodrigues, diretora do IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, ressalta a importância da modalidade de contratação primeiramente dos  projetos de restauração,  que  oportuniza a inscrição de novos escritórios de arquitetura e engenharia, pois as obras serão objeto de outro processo  licitatório. Os editais, segundo Mírian, estão sendo amplamente divulgados principalmente para as entidades de classe como o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) e também para Universidades, como a UFRGS, UNISC e UFPEL.

A diretora ainda destaca que a visão do Instituto é valorizar projetos bem estruturados, para que as obras transcorram mais tranquilamente. É muito importante termos esse planejamento: primeiro contratar os projetos para, a partir deles, elaborar os termos de referência para a execução da obra, afirma.

Confira abaixo os links dos Editais da Celic (Central de Licitações do Estado).

Edital MARGS-Museu de Artes do Rio Grande do Sul

Edital Museu Julio de Castilhos