SEM/RS

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS – SEM/RS

Gestão 2015 – 2018

Sistema Estadual de Museus – SEM/RS  – Secretaria de Estado da Cultura do RS – SEDAC
Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala sul – CEP: 90119-900 – PORTO ALEGRE – RS
fone/fax: (51) 3288.7530 ou 7537 semrsmuseus@gmail.com  facebook: Sistema Estadual de Museus RS

O Sistema Estadual de Museus é um órgão da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, que visa sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por estas instituições.

A criação de sistemas foi estimulada desde 1986, com o estabelecimento do Sistema Nacional de Museus. Em 1990 é definida a divisão regional do Rio Grande do Sul em sete Regiões Museológicas e encaminhado projeto ao executivo estadual.

Por meio do Decreto nº 33.791, de 21.01.91 é criado o Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul.  Composto por um coordenador geral,  atualmente é coordenado pela Museóloga Carine Silva Duarte,  nomeada pelo Secretário da Cultura, além disso, é constituído por sete coordenadores regionais em exercício voluntário, eleitos diretamente pelos representantes dos museus de cada região. Ainda, o SEM/RS propicia às instituições museológicas participarem nas respectivas sedes das atividades (reuniões, exposições, cursos) promovidas periodicamente. Sendo assim, as Regiões Museológicas encontram-se divididas conforme abaixo com os respectivos Coordenadores:

Regiões

1ª Região – Sede: Porto Alegre – Coordenador: Marcelo Cavalcanti da Silveira – mcs@ufrgs.br

2ª Região – Sede: Farroupilha – Coordenador: Edson Roberto Barbosa – barbosa@farroupilha.rs.gov.br

3ª Região – Sede: Erechim – Coordenadora: Neusa Cidade Garcez – garcez@uricer.edu.br

4ª Região – Sede: São Luiz Gonzaga – Coordenador: João Alberto Hengen – joao.hengen@hotmail.com

5ª Região – Sede: Santa Maria – Coordenadora: Maria Izabel Mariana da Rocha Duarte – mariaizabelmr@hotmail.com

6ª Região – Sede: Dom Pedrito – Coordenador: Adilson Nunes de Oliveira – museupaulofirpo@hotmail.com

7ª Região – Sede: Piratini – Coordenadora: Angélica Panatieri –abpanati@hotmail.com

Junto ao SEM estão mapeadas 383 instituições Museológicas, sendo que dentre elas, 345 estão devidamente cadastradas.

Os objetivos deste órgão são os de promover a articulação entre os museus do Estado, estabelecendo critérios e programas de atividades formativas e qualificação dos museus.

Divulgar padrões e procedimentos técnicos que sirvam de orientação aos museus. Estimular parcerias para realização de projetos culturais e educativos dos museus junto às comunidades. Apoiar o desenvolvimento de projetos de financiamento para o desenvolvimento de uma política cultural de integração e incentivo aos museus de todo o Estado.

O público alvo do SEM são os Museus públicos e privados que manifestem adesão ao SEM/RS, mediante preenchimento de cadastro, em anexo. O trabalho desenvolvido pelo SEM/RS destina-se exclusivamente aos museus e seus profissionais.

A cada dois anos no Fórum Estadual de Museus, são definidas as diretrizes que vão pautar as atividades do SEM/RS no período.

Políticas e práticas culturais

Ações de Capacitação: Oficinas de formação; Realização de cursos e seminários; Assessoria técnica aos municípios; Viagens técnicas de estudo; Participação em congressos e seminários; Estágios técnicos; Parcerias com Universidades.

Ações de Difusão: Cadastramento das instituições; Site do SEM/RS; Boletim on line; Guia de museus; Mês dos Museus (Decreto Nº 43.765 de 26 de abril de 2005); Fórum Estadual de Museus; Reuniões Regionais.

Ações de Fomento: Lei de Incentivo à Cultura; Convênios; Visitas técnicas; Material de divulgação; Projetos de inventário, documentação e museografia de bens tombados.

Equipe do SEM/RS:

Carine Silva Duarte – Coordenadora do SEM/RS – Museóloga (COREM 3ª Região – Registro Nº173-I)

Adriano Franco Galmarino – Técnico em Assuntos Culturais

Graziela Maier  Alexandretti – Assessora Administrativa

Marizete Piovesani Santa Catarina – Assessora Administrativa

Nicollas Motta da Silva – Estagiário de Publicidade e Propaganda – IPA

(Atualizado em  15/06/2015)