oficina funarte

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE FOTOGRAFIA DIGITAL

De 19 a 28 de novembro, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) realizará, em parceria com o Gabinete da Primeira Dama do Estado, Associação dos Amigos do Palacinho e Sistema de Museus do Rio Grande do Sul, três oficinas de capacitação na área de preservação, impressão e fluxo de imagens digitais. Certificado e promovido pelo Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte (CCPF), as oficinas ocorrerão  na Casa de Cultura Mário Quintana e no Memorial do Rio Grande do Sul, no período de 19 a 21 e de 26 a 28 de novembro de 2014.  As inscrições só serão válidas se realizadas no site: www.palacinho.com.

Confira a programação:

Módulo 1

Casa de Cultura Mário Quintana de 19 a 21/11/2014 – Sala C2

R. dos Andradas, 736 – Centro, Porto Alegre/RS

O Fluxo de Trabalho com o Lightroom e as Boas Práticas da Fotografia Digital,  da Captura em RAW ao Arquivamento

Ministrante Marcos Issa

Dia 19/11: Os módulos do Lightroom e gerenciamento de imagens;

Dia 20/11: Fluxos de trabalho – da ingestão, tratamento ao arquivamento;

Dia 21/11: Discussões e dúvidas.

Carga horária: das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30 – Estará aberto a partir das 8h

Horário extra  nos dias 19 e 20 – o Prof. Marcos Issa, irá atender as instituições, individualmente, para tratar de dúvidas e questões especificas do processo de gestão de acervos das 18h às 20h – com agendamento pela manhã.

Número de participantes: 30

IMPORTANTE

O participante deve ter conhecimento teórico e prático de trabalho com imagens digitais. O curso não é destinado a iniciantes.

Material necessário: Oficina inteiramente demonstrativa, não havendo necessidade de quaisquer equipamentos.

Sobre a oficina: Mais do que ensinar o uso do Lightroom, o curso Fluxo de Trabalho Digital pretende passar conceitos de acordo com as diretrizes para a fotografia digital do UPDIG.org (Universal Imaging Digital Guidelines) e do DPBestflow.org (Digital Photography Best Practices and Workflow). Por que fotografar em RAW, como tratar as imagens, gerenciar acervos e arquivar, trabalhar de forma segura, rápida e eficiente, demonstrando que a fotografia digital de qualidade pode ser bem mais simples do que muitos fotógrafos estão acostumados. O Adobe Lightroom reúne grande parte das ferramentas necessárias à fotografia digital, facilitando o trabalho do fotógrafo, seja ele jornalista, fotógrafo social, de natureza, publicitário ou amador avançado.

Módulo 2

Memorial do Rio Grande do Sul  – Dia 26/11/2014

Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega, Porto Alegre/RS

Ministrante Millard Wesley Long Schisler

Preservação de Fotografias Digitais – Proporcionar uma ampla visão do que significa pensar e praticar a preservação de fotografias digitais.

Carga Horária: das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h – Estará aberto a partir das 8h

Número de participantes: 80 pessoas

IMPORTANTE

Material necessário: laptop com programas de processamento de imagem: Adobe Creative Suite (qualquer versão), Adobe Bridge, Adobe Lightroom, GIMP, XNView.

Sobre a oficina: Serão abordadas as etapas para preservação de fotografias digitais: o que guardar, o que não guardar, como guardar e como imprimir. O participante aprenderá sobre diferentes formatos e condições de arquivo, análise e organização de arquivos, bem como questões de armazenamento dos dados digitais e migração de hardware e software durante a vida do material. O curso também inclui conteúdo sobre workflows de trabalho, desde a geração das imagens até a guarda, e sistemas de organização e catalogação das imagens.

Sobre os critérios de participação do Módulo 2

Sabemos da dificuldade de acesso aos programas de processamento de imagem, que exigem um investimento relativamente alto para a aquisição.

AJUDA AMIGA

Caso não possua os programas sugeridos (Adobe Creative Suite [qualquer versão], Adobe Bridge, Adobe Lightroom, GIMP, XNView) e para não perder a oportunidade  de realização da oficina, sugerimos a instalação de uma “Versão de avaliação Gratuita” do Lightroom no site da Adobe.

Para download do programa, vá em https://creative.adobe.com/pt/products/download/lightroom  e realize seu cadastro. Você poderá usufruir da ferramenta durante 30 dias.

Módulo 3

Local: Casa de Cultura Mário Quintana – CCMQ – Sala Claudio Hemann – Dias 27 e 28/11/2014

R. dos Andradas, 736 – Centro, Porto Alegre/RS

Ministrante Millard Wesley Long Schisler

Impressão de Fotografias Digitais

Dia 1: Impressão em pigmento mineral teoria e prática: tratamento de imagens, preparo para impressão, testes de impressão, gerenciamento de cores, espaço de cor.

Dia 2: Impressão em pigmento mineral teoria e prática: aguçamento da imagem, resolução e interpolação, preservação, montagem e guarda.

Carga horária: 2 dias – das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h30 – Estará aberto a partir das 8h.

Número de participantes: 14

IMPORTANTE

O participante deve possuir vínculo institucional, além de experiência de trabalho com imagens digitais. O curso não é destinado a iniciantes.

Material necessário: imagens digitais pré-selecionadas e com tratamento. Trazer todas as versões – os arquivos RAW e as versões tratadas. Até quatro imagens por participante.

Sobre a oficina: Com 75% de aulas práticas, esse curso vai ensinar sobre impressão de arquivos digitais para gerar cópias com longa durabilidade, sem perda de densidade e cor. Os participantes terão a oportunidade de imprimir imagens pessoais em impressoras de pigmento mineral em papel de algodão.

Fonte: SEDAC/RS