1174722_644532398890322_657818810_n

Debate Sobre a Atuação do Profissional de História nos Museus no Dia do Historiador

1174722_644532398890322_657818810_n

O auditório do Museu Julio de Castilhos ficou lotado para o debate do dia do historiador, organizado pelo Sistema Estadual de Museus do RS e o GT Acervos da Associação Nacional de História do RS, que trouxe como o tema a atuação dos profissionais de história nos museus com ênfase para as áreas de gestão e pesquisa, e ainda a pauta da regulamentação da profissão de historiador.

Diretora do Museu Histórico Farroupilha Angélica Panatieri

As boas vindas do encontro foram proferidas pelos Coordenadores do GT Acervos da ANPUH/RS, Everton Quevedo e Ana Celina Silva e o Coordenador do Sistema Estadual de Museus do RS, Joel Santana, como também da representação estadual da ANPUH pela Zita Possamai aos participantes.

Na primeira mesa, tivemos o debate sobre o tema “o historiador, a gestão e a pesquisa museológica” com a Diretora do Museu Histórico Farroupilha de Piratini, Angélica Panatieri, e a pesquisadora Letícia Bauer que tem trabalhos em museus no RS e SC. A historiadora Panatieri falou da sua atuação frente a gestão do museu, apresentando aspectos em que sua formação fortaleceu suas atividades na instituição, principalmente entre a gestão, a equipe de trabalho e a comunidade.

Já Bauer apresentou três de suas experiências de trabalho, uma em patrimônio e duas delas em pesquisas em museus (no Museu das Missões/RS e no Museu Victor Meirelles/SC) relacionando as especificidades e a importância de um trabalho de pesquisas nas instituições museológicas.

A Pesquisadora Letícia Bauer

O ex-Presidente Nacional da ANPUH/Brasil, Benito Schnidt (UFRGS) foi o palestrante da segunda mesa no encontro, e abordou sobre o projeto de lei da regulamentação da profissão de historiador que tramita no Congresso Nacional. Schmidt ainda ressaltou a importância da presença do historiador nos museus.