Prédio principal da residência de Julio de Castilhos será aberto no próximo dia 03/08

Reabertura do Museu Julio de Castilhos

3  de agosto de 2013
A  partir da 11h00
Museu Júlio de Castilhos, Rua Duque de Caxias, n.º 1231
Porto  Alegre, RS
Fachada_Julio_Castilhos
REABERTURA DO MUSEU JULIO DE CASTILHOS
O  prédio principal do Museu Julio de Castilhos, fechado há 16 anos, sará reaberto  em 3 de agosto, ampliando em quatro grandes salões, os espaços expositivos da  instituição museológica mais antiga do Estado..

Herança Açoriana: Uma Festa  Cultural

“LAÇOS AÇORIANOS: Povoamento  e cultura no Porto dos Casais” Exposição temporária que busca ressaltar a  importância histórica do povoamento açoriano na construção da cidade de Porto  Alegre, disseminando e resinificando suas manifestações culturais, que criaram  um laço identitário permanente no Rio Grande do Sul. Período de exposição: de  3 de agosto a 3 de novembro de 2013 Visitação: terças a sábados das 10 às  17h00 e com visitas guiadas e ações educativas: terças e quintas.

“AÇORES  E O MITO DE ATLÂNTIDA” Espetáculo cênico com direção e concepção de Marcelo  Restori Os açorianos e sua influência no imaginário e na cultura do Rio  Grande do Sul. Uma simbólica coreografia perfomática com aéreos de rapel cênico  e dança contemporânea sobre herdeiros da lenda de Atlântida – um povo oriundo de  um arquipélago de nove ilhas, cercado pela imensidão do mar e constantemente  ameaçado por tremores e erupções vulcânicas – de um lado a luta com a natureza,  do outro a solidão e o desafio a aventura.
“FEIRA GASTRONÔMICA TASCAS  AÇORIANAS” O GT em Gastronomia Regional organizou para o evento uma Feira Gastronômica denominada Tascas Açorianas, com os chefs de cozinha Carlos  Kristensen e Felippe Sica, além da participação da Casa dos Açores, na  elaboração dos pratos a serem servidos na feira, inspirados na rica culinária  açoriana. A equipe da Cozinha do Palácio Piratini estará auxiliando os chefs e a  Casa dos Açores de Gravataí na execução dos pratos na feira, que ocorrerá das 11  às 17h00.
ESPETÁCULO DE DANÇAS “Grupo de Danças Ilhas de Encanto”, do Instituto Isabel de Espanha de Viamão O Grupo de Danças do Instituto Isabel  de Espanha foi fundado em 1981 pela professora Lucélia Adami Nunes, com o nome  de Grupo de Danças Isabel de Espanha, com o objetivo de oportunizar as crianças  da comunidade escolar a vivência da arte da dança. A partir de 1990 o grupo  passa a se chamar Grupo de Danças Ilhas de Encanto, pois o folclore açoriano,  uma das raízes da colonização viamonense, passa a ter destaque em suas  apresentações. O desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, através  da dança, tem caráter formativo, aguçando nas crianças sua sensibilidade e  espírito crítico, tornando-a mais confiante e participativa.

“GRUPO  CANTADORES DO LITORAL” Espetáculo de música litorânea de influência  afro-açoriana com LOMA, MÁRIO TRESSOLDI, NILTON JÚNIOR, PAULO DE CAMPOS e  RODRIGO REIS. O grupo, fundado em 2001, passou a amar e respeitar a Música do Litoral (de influência afro-açoriana) desde que se integraram e deram  continuidade ao trabalho de pesquisa iniciado pelos compositores Ivo Ladislau e  Carlos Catuípe – são executantes da música como um todo, tanto da sua formatação  erudita ou jazzística, como de suas manifestações populares e  espontâneas.
Promoção: Associação dos Amigos do Museu Julio de Castilhos
Patrocínio: BANRISUL – Banco do Estado do Rio Grande do Sul