Ibram disponibiliza novas publicações online na área de museus

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) tem três novas publicações disponíveis em sua página para consulta ou download gratuito aos interessados.

Acessível apenas online, Museus e a Dimensão Econômica: da Cadeia Produtiva à Gestão Sustentável, apresenta os resultados do primeiro estudo sistêmico da cadeia produtiva dos museus brasileiros. A pesquisa, realizada em âmbito nacional, abrange informações de diversas fontes referentes ao campo museal no período entre 2007 e 2013.

Fruto de parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), a iniciativa contempla a dimensão econômica dos museus e promove uma reflexão sobre os profissionais que atuam nos museus e o mercado de trabalho.

Além disso, traça uma análise ambiental por meio do desenho da cadeia produtiva e das atividades econômicas dos museus, e apresenta ainda o desafio da sustentabilidade no tocante à gestão das instituições museológicas brasileiras.

Prospecção e turismo
Também já está disponível online o livro Encontros com o Futuro: Prospecções do Campo Museal Brasileiro no Início do Século XXI, lançado, em sua edição impressa, durante o 6º Fórum Nacional de Museus, realizado em Belém (PA), em novembro de 2014.

O trabalho foi desenvolvido em conjunto entre Ibram e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e tem como objetivo principal apontar tendências do campo museal brasileiro a respeito de temas variados que permitam inferir possibilidades de atuação, em diferentes cenários, em um horizonte de 10 anos.

Outra publicação, também disponível em edição impressa, trata da relação entre turismo e cultura.

Desenvolvido pelo Ibram, em parceria com o Ministério do Turismo,Museus e Turismo, em edição revisada, permite a identificação de possibilidades de diálogo e inovação nos dois campos e traz ainda dicas sobre como as áreas de museus e do turismo podem funcionar em apoio mútuo. Acesse todas as publicações já editadas pelo Ibram.

Texto: Ascom/Ibram

Fonte:http://www.museus.gov.br/ibram-disponibiliza-novas-publicacoes-online-na-area-de-museus/