Abertura do Ano Museológico na 6ª Região

O Coordenador da 6ª Região Museológica (órgão da SEDAC/SEM/RS ), o museólogo Adilson Nunes de Oliveira, abrirá em março o Ano Museológico com reuniões em três dos municípios que integram a 6ª Região.

Buscando descentralizar as reuniões que até então aconteciam em Dom Pedrito – sede da 6ª Região Museológica -, o primeiro encontro será dia 15 de março, em Quaraí, no Centro Cultural Dyonélio Machado.  Lá estarão presentes representantes dos museus de Barra do Quarai, Uruguaiana, Rosário do Sul, Alegrete  e Santana do Livramento.

No dia 19 DE MARÇO será a vez de Aceguá sediar a reunião da 6ª Região,  recebendo os diretores dos museus de  Dom Pedrito,  Bagé, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Candiota e Pedras Altas. A reunião será no Auditório Municipal em frente a Secretaria Municipal de Educação de Aceguá. Após a reunião o  grupo visitará  o Museu Comunitário de Colônia Nova.

Encerrando as atividades do Ano Museológico, no dia 22 DE MARÇO no Plenarinho de Lavras do Sul, se encontrarão os  funcionários de museus dos municípios de  São Gabriel, Santa Margarida do Sul, Vila Nova do Sul, Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista e  Lavras do Sul.

Os encontros sempre iniciarão às 9 horas se estendendo pela tarde, abordando os seguintes temas:

– Apresentação institucional do Sistema Estadual de Museus;

– Subsídios para a criação de museus municipais;

– Atribuições de diretores e trabalhadores de museus;

– Ética profissional;

– XI Semana Nacional de  Museus e

– outros assuntos da categoria.

Para esses encontros são convidados além dos profissionais que atuam nos museus, também os Secretários Municipais de Educação e Cultura , Assessores Municipais de Cultura e os voluntários das Associações de Amigos de Museus desses 19 municípios que integram a 4ª Região Museológica.

O Coordenador Regional Adilson de Oliveira, que também é Diretor do Museu Paulo Firpo de Dom Pedrito, espera que essas reuniões possibilitem uma maior participação e efetiva  integração  regional, o que certamente tornará a região mais forte e coesa em busca de qualificação das ações de todos,  ressaltando ainda a  simpática e gratificante acolhida da proposta por parte dos municípios de Aceguá, Quaraí e Lavras do Sul  de sediarem e apoiarem esses encontros regionais.