Mercosur

Um Novo Programa para Fortalecer e Coordenar Políticas Públicas para os Museus do Mercosul

No último 23 de novembro, reunidos em Brasília, os representantes governamentais dos países do Mercosul aprovaram por unanimidade criar um programa para o fortalecimento e a coordenação em matéria de políticas públicas para os museus da região.

A iniciativa, acordada previamente pela Argentina, pelo Uruguai e pelo Brasil, foi apresentada por este último país no fechamento do seu exercício à frente da Presidência Pro Tempore do Mercosul. Sob a atual presidência do Uruguai, assumida no dia 7 de dezembro de 2012, foi convocado para os dias 18, 19 e 20 de março de 2013 um grupo de trabalho intergovernamental para avançar na proposta. A reunião terá lugar em Montevidéu com a presença dos atuais membros plenos do Mercosul: Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela; e dos seus membros associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Embora a concepção original do Mercosul, expressada no Tratado de Assunção de 1991, esteja centrada no estabelecimento de um Mercado Comum e nos aspectos econômicos da integração regional, após mais de vinte anos de desenvolvimento o tratamento de temas sociais ganha força como um dos aspectos mais importantes para a evolução do bloco. Diante do desafio de promover a integração regional, tanto entre os Estados membros como entre os povos do Mercosul, os temas sociais ganham espaço e se manifestam na ampliação da agenda do bloco para as áreas de saúde, educação, trabalho, desenvolvimento social, cultura, meio ambiente, turismo, migrações e outros.

Nesse contexto, faze-se necessário avançar cada vez mais nos mecanismos de integração que estão alcançando às distintas sociedades sul-americanas, para que a coordenação entre os Estados não se restrinja unicamente à livre circulação de bens e serviços e à regulação tarifaria, mas também à promoção da democracia, da cidadania e do desenvolvimento social. Avançar na coordenação das políticas e ações culturais com os países do Mercosul é fundamental para o alcance dessa meta.

O objetivo de MercoMuseos

O Programa terá como objetivo, no marco da articulação política do setor cultural dos países do Mercosul, fortalecer o papel dos museus como instituições centrais para a promoção de políticas para a cultura e a memória, promover redes para a difusão e o intercâmbio de conhecimentos, de boas práticas e de profissionais, ou realizar projetos específicos para a proteção e a promoção do patrimônio museológico no Mercosul.

Consulte neste link a ata aprovada na reunião de Ministros de Cultura do Mercosul e a proposta do Brasil.

Fonte: Portal de Museus do Uruguai e Assessoria Internacional do Instituto Brasileiro de Museus.