Megaeventos Esportivos: Qual a melhor estratégia para investimentos?

A última palestra do Conexões Ibram RS, ontem (22) em Porto Alegre, foi sobre Legado Cultural: megaeventos esportivos – tema abordado pelo projeto em todas as cidades-sede da Copa do Mundo 2014.

“Temos que investir nos elementos simbólicos e não só em infraestrutura para construir a imagem de um Brasil diverso: isso deve estar presente nas 12 cidades onde os jogos vão acontecer”, pontuou Patrícia Albernaz, coordenadora do Ibram.

Albernaz abordou dados relativos a investimentos e retornos com megaeventos esportivos, assim como a proposta de moblização que o Ibram tem apresentado para o setor de museus. “Esperamos como legado cultural museus qualificados, ampliação de roteiros turísticos e a consolidação de uma ‘cultura de planejamento’ no setor museal”.

Joel Santana, coordenador do Sistema de Museus do RS, fez o contraponto local, citando os primeiros passos do estado para ampliar a participação da cultura durante a Copa 2014. “as cidades-sede já estão construindo suas identidades para o evento: temos que encontrar nossa estratégia de organização”, apostou.

Foram definidos grupos de trabalhos que trataram dos seguintes temas; como o Plano Nacional Setorial de Museus, Estatuto dos Museus, Rede de Pontos de Memória e Estratégias de Fomento e Financiamento e pensaram agendas de ações locais.

Texto: Ascom/Ibram