Ibram aposta em novo sistema para melhor comunicação com museus brasileiros

Karla Uzeda, chefe do Cadastro Nacional de Museus (CNM/Ibram), apresentou a proposta do projeto iMuseus na primeira palestra do Conexões Ibram hoje (21) em Porto Alegre (RS).

Mesa iMuseus – Conexões RS

O projeto consiste em disponibilizar informações de qualidade “sobre os museus e para os museus”.

Além dos dados que constam no Informativo Temático RS, com um recorte da publicação Museus em Números sobre a realidade do estado, Uzeda (foto) falou ainda sobre o novo sistema que o Ibram desenvolve para as instituições museais.

“O novo cadastro vai possibilitar uma busca ágil por informações, além de permitir exportação de dados, geração de gráficos etc, ampliando o acesso de pesquisadores e interessados na área”, esclareceu. Ainda não há data para o nova versão do CNM entrar no ar.

A professora da Universidade Federal do RS (UFRGS), Ana Maria Dalla Zen também participou da mesa e apresentou o projeto de pesquisa Caminhos dos Museus –  proposta de integrar os museus às rotas turísticas gaúchas. “Para que essa integração aconteça, contudo, é preciso que o museu esteja funcionando, de portas abertas para o público”, afirmou.

Noris Leal, professora do curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), mediou o debate e lembrou da importância dos fóruns estaduais e nacionais de museus e um maior conhecimento sobre a Carta do Rio Grande, produzida no 8º Fórum Estadual de Museus (2002), pois “muito daquela carta precisa ser implantado ainda”.

Texto e foto: Ascom/Ibram