Cartaz 12 Semana de Museus jpg

12ª SEMANA DE MUSEUS: Coleções Criam Conexões

O IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), desenvolve juntamente com as instituições museológicas convidadas, uma programação especial para o evento. O tema proposto, este ano, pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) é: Coleções Criam Conexões. Com o objetivo de salientar a importância das coleções e buscar a valorização destas, que são consideradas as sementes dos museus, desvendando essa rede infinita de conexões que é revelar novos modos e meios de interação no universo em que gravitam.

Coleções são o legado da memória cultural, fundamentam a ligação homem/objeto, geram as conexões que ampliam a comunicação, educação e preservação do patrimônio.

“O IBRAM, promove a 12ª Semana Nacional de Museus, compartilhando e incentivando o entusiasmo que anima as instituições envolvidas, em todos os Estados e no Distrito Federal. Foram produzidos quase quatro mil eventos, na edição de 2013, quando focalizamos as mudanças sociais engendradas pela sintonia entre memória e criatividade” diz Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Presidente do Instituto Brasileiro de Museus.

A 12ª Semana de Museus terá seu início no dia 12 de maio, encerrando as atividades no dia 18 do mesmo mês.

Confira a programação em: http://eventos.museus.gov.br/

No Rio Grande do Sul, por meio do decreto nº 43.765, de 26 de abril de 2005, instituiu a partir daquela data, que o Mês dos Museus será comemorado em maio. A coordenação das atividades e comemorações fica, assim, a cargo da Secretaria de Estado da Cultura, por intermédio do Sistema Estadual de Museus-RS, com apoio das entidades nacionais, estaduais e municipais vinculadas ao meio museológico. A data passa também a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado.