Conexões Ibram inicia-se na Casa de Cultura Mario Quintana

Rio Grande do Sul assina termo de cooperação técnica com o Ibram.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), desde março de 2012, percorre todos os estados do país conectando os museus brasileiros às novas políticas e instrumentos de gestão, por meio do projeto Conexões Ibram. O evento chega ao Rio Grande do Sul nos dias 21, 22 e 23 de agosto na Casa de Cultura Mario Quintana (Sala A2B2 – 2º andar – Rua dos Andradas, 736 – Porto Alegre).

Mesa de abertura do Conexões Ibram RS – Foto: Asscom Ibram

A abertura oficial ocorreu na manhã dessa terça-feira (21) com a sala A2B2 lotada pela comunidade do setor. No encontro foi assinado um termo de Cooperação Técnica entre a secretaria de Estado da Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus para o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para o reconhecimento, difusão, fomento e incentivo do setor museológico no estado.

Em nome da secretaria da Cultura falou o secretário Adjunto, Jéferson Assumção. “Esta parceria  faz parte de uma maneira que entendemos muito adequada de trabalhar que é aproximando municípios, estados e União. Temos um conjunto de museus que precisam cada vez mais ser revitalizados. Essa vitalidade é que faz com que tenhamos os intercâmbios culturais necessários para a ampliação dos repertórios, tanto individuais como coletivos. O elemento da memória é que nos possibilita fazermos aquele mapa de identidade, uma narrativa pessoal de maneira mais positiva e segura. Temos três elementos: inovação, criatividade e memória, como norteadores da própria ideia de cultura”. Jéferson Assumção anunciou ainda um edital do Fundo de Apoio à Cultura, específico para a modernização de museus, que será lançado nesta quarta-feira (22) às 14h, dentro da programação do Conexões Ibram- Rio Grande do Sul.

A coordenadora da Regional Sul do Ministério da Cultura, Margarete Moraes, lembrou seu trabalho no projeto inicial do Ibram. “ O Instituto está à frente, em organização e numa ação nacional que é modelo de trabalho para muitos Sistemas no setor da cultura”.

O presidente do Ibram, José Nascimento Junior, ressaltou o protagonismo e o trabalho, considerado como referência nacional no setor, realizado pelo Rio Grande do Sul. “ O Ibram é resultado do que foi feito aqui no estado.Todas a linhas de trabalho do Instituto foram inspiradas, experimentadas ou desenvolvidas aqui.” Lembrou também a importância da Copa do Mundo 2014 para o setor. “É fundamental que se busque um trabalho conjunto entre Estado e Governo Federal para se enraizar as políticas museológicas no Brasil. Esses encontros têm nos possibilitado renovar ideias e realinhar determinados temas. Aqui em Porto Alegre, um dos assuntos fundamentais é o legado da copa. Importante que se pense a agenda dos museus para que de fato produzamos algo que fique para o estado. O legado cultural da copa é estratégico para nós”.

O coordenador do Sistema Estadual de Museus, Joel Santana, apresentou a nova página do sistema na internet e falou sobre os desafios do setor. “O SEM está fazendo um grande esforço não apenas para fortalecer, mas também  para gerar  novas provocações para os museus gaúchos. Queremos ampliar cada vez mais nossa rede de museus e os Pontos de Memória. Ainda precisamos nos organizar para formalizar o debate sobre uma política pública específica de gestão para os museus, por isso é muito importante o trabalho Colegiado Setorial de Museus, implantado pela Sedac”.

Conexões Ibram

O projeto trata diversos temas como Estratégias de Fomento e Financiamento, Estatuto de Museus, Plano Nacional Setorial de Museus, dentre outros, para serem discutidos diretamente com os representantes do setor cultural e os cidadãos. Além das apresentações abertas ao público, o Conexões Ibram propõe reuniões técnicas com o intuito de concretizar planos de trabalho para inserir os museus do Brasil nas inovações em políticas públicas museais promovidas pelo Ibram.

Saiba mais sobre o projeto em http://conexoesibram.museus.gov.br/

Texto: Asscom Sedac