Foto Maria Luiza Flores Chaves Barcelos

6º FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS HOMENAGEIA MARIA LUIZA CHAVES BARCELLOS

A historiadora Maria Luiza Flores Chaves Barcellos (in memorian), foi homenageada, por sua grande contribuição ao ramo da museologia, nesta semana, durante o Fórum Nacional de Museus que aconteceu em Belém do Pará nos dias 24 a 28 deste mês, a Medalha de Honra ao Mérito Museológico, foi entregue a representante da família, Simone Flores Monteiro.

No ano que completa 10 anos de sua morte, o Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul, endossa a homenagem realizada no 6º FNM, em reconhecimento ao seu trabalho para a museologia em âmbito geral, mas principalmente por sua luta e idealização do Museu do Carvão em Arroio dos Ratos/RS, transformando o antigo complexo carbonífero da cidade em equipamento cultural do Estado.

Filiada ao ICOM, participou de inúmeras Conferências Gerais, de 1989 até seu falecimento. Presidiu o COREM 3ª Região, gestão 1999-2001, período durante o qual se empenhou junto a Universidades gaúchas na criação de cursos de museologia. Tal movimento resultou na oferta pela UFRGS, do curso de Especialização em Museologia – Patrimônio Cultural, no qual foi aluna na turma de 2002/2003.