Programa Ibermuseus lançou esta semana o Fundo de Emergência do Programa de Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco

Iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento e a articulação de políticas públicas para a área de museus e museologia, o Programa Ibermuseus lançou esta semana o Fundo de Emergência do Programa de Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco.

A ação pretende incrementar a assistência, socorro e proteção ao patrimônio cultural da comunidade ibero-americana e oferecer respostas rápidas e eficientes frente aos desastres de origem natural ou humano, especialmente em regiões afetadas por inundações, terremotos, incêndios, conflitos bélicos, ameaças humanas e outras situações calamitosas.

Até 31 de dezembro, as instituições ibero-americanas que possuam coleções e acervos museológicos sob sua responsabilidade poderão solicitar a utilização do fundo por meio do Portal Ibermuseus.

Como funciona
Os documentos enviados sobre a entidade e o sinistro, além dos seus respectivos cronogramas e orçamentos, serão analisados pelos pontos focais de cada país e pelo Comitê Intergovernamental do Programa. Em seguida, os interessados serão comunicados sobre a aprovação ou não do benefício solicitado.

As ações de emergência englobam cooperação técnica (passagens e diárias para visitas de especialistas e funcionários das administrações públicas ibero-americanas); auxílio à contratação de consultoria técnica especializada para avaliação de danos; e intervenções pontuais (projetos de reorganização, conservação ou restauração de acervos). Os valores destinados a cada uma das solicitações serão determinados pelo Comitê Intergovernamental do Programa.

Confira o regulamento completo do Fundo de Emergência do Programa de Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco.

Texto: Divulgação Ibermuseus