PNEM

PNEM – Programa Nacional de Educação Museal

O PNEM (Programa Nacional de Educação Museal) foi construído a partir de um debate na plataforma digital do Programa, contendo textos orientadores, diretrizes, estratégias e ações prioritárias. Tendo por objetivo promover encontros presenciais possibilitando um maior envolvimento dos profissionais da área de educação em museus, buscando também incluir professores das escolas e secretarias de educação municipais e estaduais para além da sociedade civil.
Para que o trabalho se efetive é necessário que os Encontros Regionais sejam pactuados pela equipe do PNEM, seus articuladores , os sistemas estaduais de museus, as Redes de Educadores de Museus e, se possível Secretarias de Estado de Educação e de Cultura.

À equipe do PNEM cabe fazer a articulação com as secretarias, sistemas de museus e redes de educadores, e convocar todos os museus do Estado por meio do envio de ofícios.

Os Encontros Regionais deverão ocorrer no primeiro semestre de 2014 ou na data limite de 30 dias antes da Plenária Nacional, a realizar-se paralelamente ao Fórum Nacional de Museus em Novembro de 2014.
A proposta para a realização de um Encontro Regional em um Estado pode partir de um museu público ou privado, que se proponha a atuar juntamente com as entidades citadas acima.

As propostas devem ser coletadas em formulário cedido pela Equipe do PNEM e enviados para o e-mail pnem@museus.gov.br.