CONTEMPLADOS NO FAC RECEBEM CERTIFICADOS DURANTE FÓRUM DOS MUSEUS

O 13° Fórum Estadual de Museus fechou o primeiro dia de programação, terça-feira, 11 de junho, com a entrega de certificados aos museus cadastrados no Sistema Estadual de Museus (SEM), representantes de instituições do interior e da Capital que participaram da concorrência pelo edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) dos Museus.

A diretora de Economia da Cultura da Secretaria do Estado da Cultura (Sedac), Denise Pereira, apresentou dados de financiamento para o setor da atual gestão, que aumentou desde o primeiro ano de Governo.  “Estamos felizes de atualizar mecanismos de recursos para disponibilizar às prefeituras do Rio Grande do Sul”, afirmou.

“Temos projetos que apresentam riqueza e diversidade e tornam possível pensar museologia além das grandes cidades”, declarou o coordenador do Sistema Estadual de Museus (SEM), Joel Santana, ao entregar os certificados.

O edital contempla ações e estudos estratégicos para modernização da Instituição; manutenção das ações e/ou programações culturais regulares; ampliação do acesso às instituições, educação e formação de público; serviços para preservação e conservação de acervos; serviços de atividade editorial e curatorial; capacitação de funcionários; serviços para adaptação, reaparelhamento e modernização de museus; serviços para adaptação de espaços e serviços para acessibilidade; além de serviços para ações de difusão.

O evento contou com a música de Kadinho e Nenê, que apresentaram um repertório de MPB com voz e violão. Na ocasião, houve o lançamento do Guia dos Museus do RS, numa versão mais ampliada, que inclui cursos, redes de trabalho e sistemas municipais. O evento segue até quinta-feira, 13 de junho, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Fonte: Setor de Comunicação da CCMQ