Museu da Maré

NOTA DE APOIO AO MUSEU DA MARÉ

O Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul (SEM/RS) vem por meio deste, manifestar seu apoio ao Museu da Maré e comunica não estar de acordo com a desocupação do seu espaço na comunidade de mesmo nome.

O SEM/RS reconhece a importância de um espaço de referência internacional como este museu, que é ativo na área da memória, produção e difusão de bens culturais e, sobretudo, a promoção da educação e cidadania, firmando-se como espaço de referência para a comunidade local, bem como, uma fonte de conhecimento de historicidade única para a sociedade.

A instituição mantém diversas ações como leituras, oficinas culturais, eventos, exposições permanentes e temporárias, além de ser espaço para dialogar sobre questões contemporâneas. Também abriga o Arquivo D. Orosina Vieira, a biblioteca Elias José e o projeto Marias Maré, que incentiva a produção e a venda de artesanato. Desenvolve, ainda, diversos projetos em parceria com universidades e instituições de fomento, como, por exemplo,UNIRIO, UERJ,UFRJ e FAPERJ, com a qual é parceira no Programa Jovens Talentos, que forma mediadores para as exposições.

Segue abaixo link para assinatura da petição pública em defesa do Museu da Maré:

Assine aqui