MARSUL RECURSO

Governo do Estado libera recursos para reforma e reabertura do Museu Arqueológico em Taquara

O Governo do Estado liberou, através da Secretaria da Cultura o valor de R$ 3,75 milhões para a reforma e a reabertura do Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul), no município de Taquara, no Vale do Paranhana. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (19) pelo secretário de cultura, Assis Brasil, em visita ao município. Destes valores, R$ 3 milhões foram conseguidos através de recursos do Ministério da Cultura específicos para museus e outros R$ 750 através dos cofres estaduais. “Este é um dos museus arqueológicos mais importantes do país, e por conta do abandono e a falta de manutenção, teve que ser fechado. Esperamos entregar este importante aparelho histórico e cultural para os estudantes, pesquisadores e para os gaúchos já no ano que vem”, explica Assis Brasil.

O projeto prevê as seguintes melhorias no prédio do Marsul, elaboração de projetos complementares (hidrossanitário, elétrico, lógico, telefônico, SPDA, PPCI, estrutural), recuperação do prédio, climatização da reserva técnica,recuperação do prédio administrativo (revisão do telhado), elaboração e execução de projeto museológico e museográfico, trabalho de identificação do acervo (catalogação do acervo e da documentação existente da reserva técnica, catalogação, identificação higienização e acondicionamento de acervo tombado) que vem sendo realizado pelo arqueólogo da instituição.

Também haverá a abertura de concurso público para cargos técnicos a serem utilizados no museu, dentre os quais destacam-se os de museologia e técnico em assuntos culturais na área da Arqueologia. “Estamos felizes em conseguir realizar várias obras e reestruturações na cultura gaúcha, investindo em locais de grande valor para o Rio Grande do Sul. De minha parte é gratificante poder implementar uma visão diferenciada de cultura em nosso estado, respeitando as diversas manifestações, sempre com muito diálogo com as comunidades”, ressalta Assis Brasil.

Texto: Euclides Bitelo
Fonte: SEDAC/RS