Edital MinC

PARCERIA INDÉDITA ENTRE MinC, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR

Na última quinta-feira 31/07, foi lançado, pelo Ministério da Cultura (MinC) os editais de dois programas do Conexão Cultura Brasil, focando na internacionalização da cultura no país, em especial a atenção para as propostas nas áreas museológicas descritas no Conexão Cultura Brasil Intercâmbios: museu e memória, turismo cultural, gestão cultural, restauração e cultura popular e patrimônio.

A ministra Marta Suplicy, declarou que no mundo moderno, as pessoas não querem só fazer advocacia e medicina. A economia criativa é o forte do século XXI. É uma excelente oportunidade para eles terem uma experiência.

O programa é uma parceria inédita entre o Ministério da Cultura e os Ministérios da Educação e Relações exteriores.

Para participar, o interessado deve entrar em contato com a instituição de ensino e ser pré-aprovado por ela.  As instituições que já manifestaram interesse em receber os brasileiros são o Instituto Europeu de Design, a Federculture da Itália, a Universidade de Bolonha, o British Council, a Royal Shakespeare Company, o Barbican Centre, o SouthBank Centre, o The Globe Theatre, a BBC Scottish Symphony, o Science Museum e o Festival de Edimburgo.
O próximo passo é encaminhar ao Ministério da Cultura o documento da instituição estrangeira (carta-convite). Uma comissão com integrantes do ministério e de entidades vinculadas irá selecionar os agraciados pelo edital. As inscrições, para ambos os programas, serão feitas pelo site do SALICWEB: Clique para inscrição

O ministério irá financiar as passagens, as diárias dos brasileiros e os deslocamentos.
O segundo edital, Conexão Cultura Negócios, com um orçamento de R$ 400 mil, tem por objetivo levar delegações de até 60 empreendedores para participar de três eventos de negócios culturais de grande relevância internacional, são eles: Festival de Música Womex 2014, em Santiago de Compostela, na Espanha (de 22 a 26 de outubro); o Festival Internacional de Artes Cênicas Santiago a Mil, no Chile (de 3 a 18 de janeiro de 2015) e a Feira de Arte Contemporânea ARCO Madrid (25 de fevereiro a 1º de março de 2015).

Os editais podem ser acessados através dos links abaixo:

Manual de Orientação

Conexão Cultura Brasil Negócios