acervo

REORGANIZAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL DO SEM/RS

No último mês de maio deste ano deu-se o início a reorganização do acervo documental do Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul. O trabalho, sob o coordenação do Historiador e Arquivista, Mestre em Comunicação e Informação e Doutorando do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Alexandre Veiga, tem por objetivo otimizar a disposição e acessibilidade às informações disponíveis, armazenadas pelo SEM/RS ao longo dos anos. Em um apanhado minucioso, estão sendo registrados em sistema competente, com o intuito de agilizar a localização e, por fim recuperação de informação.

“Esse trabalho vai permitir conhecer melhor a trajetória da instituição, possibilitando a compreensão das ações realizadas nesse período, dentre as quais  destacam-se a realização de fóruns e demais atividades promovidas e/ou  apoiadas pela instituição, além de outras atividades desenvolvidas, e que  possibilitaram o crescimento do campo museológico no Estado do Rio Grande do Sul. Essa organização preconiza a seleção e ordenamento da documentação, segundo parâmetros adequados da configuração arquivística de arquivos correntes e intermediários, para depois definir o recolhimento ao acervo permanente da instituição” Diz Veiga

Contudo, esta ação, para além de organizar, visa um melhor acondicionamento na salvaguarda do material que remete tanto à história do setor como das instituições museológicas do Estado.