Nota de Repúdio ao Anúncio do Analgésico Anador

À indústria Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica, analgésico Anador.

O Sistema Estadual de Museus do RS, instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, repudia de forma veemente a publicação postada no Facebook, no dia 27 de junho de 2014, pela indústria Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica, analgésico Anador, em que diz “Quem fica parado no tempo é Museu, eu vou em frente”. Trata-se de uma propaganda extremamente preconceituosa e totalmente inadequada.

Hodiernamente, os museus têm excelentes profissionais que estudam a ciência museológica e se dedicam ao trabalho em museus, o que torna as instituições um ambiente dinâmico e de aprendizado para estudantes de todos os níveis de ensino, e, inclusive, para população em geral.

Em 14 de janeiro de 2009, foi publicada a lei nº 11.904, no art. 1º, está disposto o conceito de museus como instituições que “conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento”.

Conquanto, os museus estão em constantes transformações, uma vez que estas instituições salvaguardam os testemunhos materiais e imateriais do Homem e do seu meio. A sociedade é dinâmica, transforma-se dia após dia, o que faz com que os museus sejam dinâmicos e traduzam nos seus ambientes estas transformações.

Portanto, repudia-se este tipo de publicação que estagna as instituições museológicas, por meio de uma frase preconceituosa e ignorante.

Por fim, o Sistema Estadual de Museus do RS requer que seja imediatamente retirada de todas as redes sociais a propaganda que foi veiculada, objeto desta nota de repúdio.

Joel Santana da Gama

Coordenador do Sistema Estadual de Museus/RS