4 Conferência Estadual de Cultura

Os avanços das políticas públicas marcam o primeiro dia da 4ª Conferência Estadual de Cultura

4 Conferência Estadual de CulturaNa noite dessa segunda-feira (30) foi aberta a 4ª Conferência Estadual de Cultura no Parque Histórico de Lajeado.  O avanço das políticas públicas para a cultura, o caminho construído desde 2011 e a união com as políticas nacionais foram os temas dos pronunciamentos das autoridades na solenidade.

O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, lembrou o hibridismo cultural que forma o Rio Grande do Sul. “Uma conferência de cultura dever ser e será, um espaço de discussão em que toda essa diversidade e forte identidade virão à tona”.  Assis Brasil citou ainda o desafio proposto pelo tema central do encontro. “Almejamos uma estratégia de atuação que nos possibilite chegar para além das populações urbanas de nossas grandes cidades, aos povos de todo este vasto território”, afirmou.

O titular da cultura citou  a postura ativa dos gaúchos em sistemas de participação e comemorou, ainda, a  sanção da lei do Sistema Estadual da Cultura ocorrida  pela manhã no gabinete do governador Tarso Genro. “Não podemos deixar em branco a afirmação de nossa confiança de que instrumentos políticos, quando legislados pela vontade comum e sistematizados, são garantidores da plenitude da vida social, do exercício da democracia e da plena participação cidadã”, concluiu.

O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e coordenador geral da Conferência Nacional, Américo Córdula, enfatizou o papel democrático de uma conferência. “Nos últimos 10 anos começamos a entender e atender o desejo da comunidade cultural brasileira. O Sistema Nacional de Cultura será o grande guarda-chuva onde vamos garantir os pontos federativos para uma melhoria dos orçamentos estaduais e municipais para a cultura”. Américo encerrou lembrando a responsabilidade dos delegados na participação da Conferência Nacional que se realiza de 26 a 29 de novembro em Brasília.

O prefeito de Lajeado elogiou a interiorização da Conferência e falou sobre o lado econômico da cultura. “ Precisamos entregar políticas mas amplas para o cidadão e cidadã em suas individualidades. Temos que avançar em todos os segmentos culturais para que possamos incidir em mecanismos que distribuam renda. Temos orgulho de dizer que em Lajeado 70% dos artistas podem viver do que fazem”, afirmou.

Também participaram da mesa oficial de abertura da 4ª Conferência Estadual de Cultura os deputados federais Ronaldo Zulke e Paulo Ferreira, a  deputada estadual Ana Affonso, o secretário municipal de cultura de Lajeado, Eduardo Gomes Müller e o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Neidmar Alves.

Os trabalhos serão retomados às 09h desta terça-feira (01) com a votação e aprovação do regimento da Plenária Final da Conferência e o painel “Implementação dos Sistema Estadual e Nacional de Cultura”.  Mais informações e programação completa no site: www.cultura.rs.gov.br/conferencia.

A Conferência é um instrumento permanente e participativo de gestão, formulação e acompanhamento das políticas públicas para a cultura, através do qual a população pode participar das decisões do Estado.

A 4ª  Conferência é uma realizado da Secretaria de Estado da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, com apoio da Prefeitura de Lajeado e da Univates,. O encontro, sob o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional e Estadual de Cultura”, é preparatório à Conferência Nacional de Cultura.

Texto: Asscom Sedac