DiaInternacionalMuseus2015-199x300

IBRAM ABRE INSCRIÇÕES PARA ATIVIDADES DURANTE A SEMANA DE MUSEUS 2015

Museus para uma sociedade sustentável: esse é o mote para a 13ª edição da Semana de Museus, que acontecerá em todo o Brasil entre os dias 18 e 24 de maio de 2015.

As inscrições de atividades para museus e entidades culturais de todo o país estão abertas até o dia 22 de fevereiro na página do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

A partir do tema escolhido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), o Ibram coordena uma programação dedicada a celebrar a data, reunindo um leque diversificado de atividades.

Neste ano, por exemplo, 1.337 instituições realizam mais de quatro mil ações sob o tema Museus: coleções criam conexões, entre os dias 12 e 18 de maio.

A realização das atividades a cada ano fica sob responsabilidade da instituição que as inscrever, bem como a viabilização para que ocorram.

Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da 13ª Semana de Museus, além de produzir e distribuir a versão impressa do Guia de Programação nacional a todas as entidades participantes e disponibilizar em seu sítio web uma versão digital para acesso do público. Saiba mais.

Museus e melhores práticas
Segundo o Icom, “um dos desafios contemporâneos mais importantes, compartilhado por pessoas em todo o mundo, é adaptar-se às novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza”. Para isso, novas formas de pensamento e ação são necessárias na transição para uma sociedade sustentável.

E qual seria o papel dos museus neste contexto? “Os museus têm um papel essencial nessa transição, promovendo desenvolvimento sustentável e servindo como laboratório para  melhores práticas”, afirma o texto explicativo do Icom.

“O tema Museus para uma sociedade sustentávelreconhece o papel dos museus no crescimento do interesse do público em uma sociedade que desperdice menos, seja mais cooperativa e que utilize seus recursos respeitando os sistemas vivos”.

Crescimento anual
Desde 2012, a Coordenação de Estudos Socioeconômicos do Ibram realiza pesquisa para avaliar o impacto da Semana de Museus junto às instituições participantes. Em 2013, durante a 11ª edição do evento nacional, pelo menos 1,6 mil empregos foram gerados, revelou a pesquisa.

Dentre os dados de 2014, destaca-se o aumento em 103% no número de visitantes no período de 12 a 18 de maio. A pesquisa completa de 2014 será divulgada em breve. Confira as anteriores.

Dúvidas sobre a inscrição de atividades ou outras questões sobre a 13ª Semana de Museus devem ser enviadas para o endereço eletrônico semana@museus.gov.br.

Texto: Ascom/Ibram
Fonte: Site do IBRAM